Endocrinologia e Metabologia

Peso ideal? Chegou a hora de quebrar esse tabu!

Você já parou para pensar que todo o esforço que está fazendo para ganhar ou perder peso e chegar no que você acredita ser o ideal, pode não ser o que o seu organismo precisa? Pois é, estamos tão acostumados em apenas seguir determinada dieta sem levar emconsideração muitas variáveis que podem prejudicar o nosso corpo. Se eu te falar que não existe um peso ideal, você acreditaria?

Pra começar: o peso pode ser influenciado pelo seu hábito alimentar, atividade física, genética (aqui incluímos velocidade de metabolismo e patologias) e um dos mais importantes, o psicológico. Vamos destrinchar e entender um pouco mais?

1) Existe um “limiar” de peso de ganho ou perda, o qual é dificilmente ultrapassado, uma vez que o nosso corpo se adapta para que esse limiar não seja rompido, sendo mais conhecido como um mecanismo de sobrevivência quando nos referimos a perda de peso.

2) O peso ideal é aquele em que você se sente disposto, qualidade de vida no auge, exames de sangue dentro do padrão e, claro, havendo possibilidade de exagerar um pouco em certas ocasiões e, mesmo assim, não prejudicando muito o seu corpo.

3) Alguns dizem que esse peso ideal é alcançado quando há perda de 10 a 15% do seu peso atual, reduzindo a probabilidade de se desenvolver patologias comumente associadas ao excesso de peso, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até depressão.

4) Um aspecto muito importante é que o seupeso ideal pode variar durante toda a sua vida, devido a ação de alguns hormônios que se acentuam, por exemplo, durante a fase da puberdade ou até mesmo na menopausa e andropausa.

Portanto, não se prenda a números. Procure melhorar a sua qualidade de vida em geral, associando sempre um hábito de vida saudável, atividades físicas e uma saúde mental equilibrada, a fim de evitar problemas e aumentar a sua longevidade.