Endocrinologia e Metabologia

Puberdade tardia, crescimento limitado

A resposta está no nosso cérebro!

O hipotálamo é um grande receptor de sinais como alimentação e nutrição, desencadeando o crescimento do corpo de acordo com essa mesma disponibilidade nutricional. Entretanto, há uma chavinha que controla tudo isso! Vamos entender?

Um novo estudo publicado na revista científica Nature descobriu que há um receptor cerebral por trás de todo esse processo, chamado de MC3R – o elo crucial entre o desenvolvimento do organismo, o crescimento e a puberdade.

A equipe realizou o estudo genético de meio milhão de voluntários e o que puderam notar foi que, nos casos em que este receptor não funciona normalmente ou quando apresenta alguma mutação, as pessoas tendem a ser mais baixas e começam a puberdade mais tarde do que outras (algumas delas, até mesmo com mais de 20 anos).

Esses dados podem auxiliar os cientistas a desenvolverem medicamentos e terapêuticas que ativem este receptor MC3R, ajudando jovens com graves problemas de crescimento, ou que se tornaram fragilizados por conta de doenças crônicas.

Como sempre costumo comentar por aqui, diversos são os fatores – ambientais e genéticos – que podem estar envolvidos quando o assunto é crescimento e puberdade! Portanto, busque sempre as orientações do seu endócrino de confiança, fechado? Conte comigo!