Endocrinologia e Metabologia

Diabetes e enfraquecimento ósseo: o que você precisa saber

Sabe-se que, caso não tratada, a diabetes pode causar problemas de acuidade visual, circulatórios e agravos no sistema urinário. Mas, o que muitos não sabem é que além desses problemas, a diabetes também pode trazer alterações ósseas!

O osso humano é constituído por uma parte orgânica, composta principalmente por colágeno e uma parte inorgânica composta em sua maior parte por cálcio. A insulina é um hormônio anabólico, não produzido adequadamente em portadores de diabetes mellitus tipo I. Este hormônio, além de controlar as taxas de glicose sanguínea, é responsável por promover a síntese proteica e uma deposição maior de cálcio, deixando o osso mais rígido. Desse modo, a sua ausência tem como resultado a formação de um osso mais poroso e consequentemente mais frágil, podendo causar uma osteoporose.

Além disso, a diabetes favorece a formação de produtosfinais de glicosilação avançada, que consiste basicamente na modificação estrutural de proteínas e células devido a hiperglicemia. Essa alteração estrutural pode afetar também o colágeno, que é a principal proteína estrutural do osso e que garante um certo grau de flexibilidade a ele. Assim, um osso com um colágeno transformado aumenta a probabilidade de fraturas ósseas, até mesmo em situações cotidianas.

Portanto, se você tem algum caso na família de diabetes ou já tenha sido diagnosticado, é necessário pelo menos uma vez ao ano ir a uma consulta médica para acompanhar os níveis de glicose plasmática e realizar a prevenção da diabetes e suas complicações secundárias.