Endocrinologia e Metabologia

Doutora, por que sempre reganho o peso que perdi?

Aqui está uma situação bastante comum: o paciente se compromete com uma rotina de exercícios e dieta e, em alguns meses, apresenta resultados satisfatórios mas, caso se descuide, em pouco tempo sofre com o reganho do peso.

Já passou por isso ou conhece alguém que vivenciou algo parecido?

Para entender os motivos dessa dinâmica, é importante saber que o processo de emagrecimento, em geral, se vincula a uma desaceleração do metabolismo. Na prática, isso significa que o seu corpo trabalha para “combater” a perda de peso e o metabolismo tende a se adaptar para que possa recuperar o peso perdido.

Justamente por isso, é importante contar com um apoio multidisciplinar durante esse processo – com a contribuição de endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos. A partir de avaliações regulares, somos capazes de identificar e corrigir os erros da nossa rotina para driblar a “adaptação metabólica”, minimizando possíveis reganhos de peso.

Além da dieta e exercício, o acompanhamento personalizado, que leve em conta as suas queixas, objetivos e doenças prévias é fundamental para o bom resultado a longo prazo. 

Após iniciar uma nova rotina saudável, para a perda de peso, qual foi o seu maior desafio?

Compartilhe comigo nos comentários!