Endocrinologia e Metabologia

Alzheimer e resistência insulínica: uma ligação perigosa que merece atenção

Você sabia que a Doença de Alzheimer pode estar relacionada com a insulina? Isso mesmo!

Como já comentei por aqui, a insulina (hormônio produzido pelo pâncreas), tem um papel fundamental no controle da glicose no sangue – mas ela também pode influenciar outras funções no corpo, incluindo a função cerebral.

Então, em casos de resistência à insulina (RI), isso pode contribuir para o desenvolvimento de processos de demência, como a Doença de Alzheimer. Isso ocorre porque a resistência à insulina pode levar a uma diminuição na capacidade das células cerebrais de usar glicose adequadamente, o que pode levar a danos no cérebro.

Além disso, a insulina também pode ajudar a proteger as células cerebrais contra a morte (agindo contra a deposição de proteínas danosas) e a reduzir a inflamação no cérebro – ambos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer.

Portanto, estar em dia com suas consultas no endocrinologista e manter um estilo de vida saudável – com uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos – são atitudes que ajudam a manter a sensibilidade à insulina e, possivelmente, prevenir a Doença de Alzheimer.

Restou alguma dúvida quanto a esse assunto? Estou aqui para te ajudar, conte comigo!

Leave a Comment