Endocrinologia e Metabologia

Avanços promissores da medicina no transtorno de compulsão alimentar

Comum, mas ainda pouco diagnosticado! Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA), como o próprio nome diz, causa episódios de alimentação em excesso, em intervalos curtos – em geral, acompanhados de sensação de perda de controle, culpa e vergonha.

Na prática clínica, trabalhar com o paciente de TCA requer atenção e acolhimento por parte dos profissionais, pois é preciso deixá-los seguros e à vontade para relatar seus sintomas sem julgamentos!

O que eu gostaria de esclarecer é que a associação entre TCA e obesidade existe, mas nem todos os portadores do transtorno apresentam obesidade. Além disso, os objetivos do tratamento são variados, e reduzir os episódios de compulsão já traz uma grande melhoria na qualidade de vida e bem-estar associados ao tratamento psicológico.

“Mas, Dra, existem medicação para isso?” Sim. Atualmente, a lisdexanfetamina é a única medicação aprovada especificamente para o TCA, mas nem todos os pacientes podem ou toleram esse tratamento.

Porém, uma boa notícia está surgindo! Estudos estão sendo conduzidos com a combinação de bupropiona e naltrexona, recentemente aprovada para obesidade no Brasil, mostrando resultados promissores também para o TCA.

Pesquisas como esta são essenciais para oferecer mais opções de tratamento para o TCA – ainda há muito a ser descoberto para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Se você tem TCA, conte comigo para lhe proporcionar o suporte necessário. Te espero por aqui!

Leave a Comment