Endocrinologia e Metabologia

Pessoas obesas são menos produtivas?

Segundo um estudo norteamericano apresentado em junho na ENDO 2023, pessoas com obesidade têm menor produtividade e aumentam os custos para os empregadores: comorbidades relacionadas ao peso – como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares – contribuem para a queda de desempenho.

Dessa forma, é crucial que as empresas se concentrem em intervenções personalizadas que promovam a saúde desses indivíduos, a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos associados.

Além disso, a pesquisa aponta lacunas no atendimento clínico, revelando a importância do diagnóstico endocrinológico adequado e do uso de medicamentos eficazes, como adjuvantes às mudanças de estilo de vida, no controle da obesidade e do sobrepeso – uma vez que o tratamento dessa condição deve ser multidisciplinar.

Vale frisar que a obesidade é uma questão de saúde pública e que a rotina de trabalho, na maioria das vezes, é um fator somatório para o crescimento dos quadros. Repensar não apenas nossos hábitos, mas o modo de trabalho como um todo, veremos não apenas empresas mais produtivas, mas uma sociedade mais saudável.

O intuito da pesquisa é alertar para os prejuízos econômicos da obesidade para o sistema, isso não significa que empresas devam evitar a contratação de pessoas acima do peso e reforçar a gordofobia. Mas, sim, cuidar delas pois a relação saúde e produtividade andam de mãos dadas.

Leave a Comment