Endocrinologia e Metabologia

Quem tem problema na tireoide precisa cortar o glúten?

Inúmeros obstáculos surgem ao tentar determinar a maneira mais apropriada de lidar com os distúrbios da tireoide. Comumente vejo dicas superficiais a respeito, com reducionismos que não explicam nada.

Somente com a adoção de uma dieta saudável – e a implementação de um tratamento sob a supervisão de um profissional – qualificado desempenham um papel crucial na obtenção dos melhores resultados e na gestão eficaz da condição da tireoide.

Da mesma forma que nem sempre o tratamento das doenças da tireoide com hormônios é necessário. Também é impreciso dizer que “basta retirar o glúten da dieta para melhora dos sintomas.”

Não existe uma resposta definitiva para isso, mas acredita-se que há uma certa relação entre a doença autoimune da tireoide e da doença celíaca. E como o glúten pode ocasionar problemas na glândula?

A proteína do glúten contém a molécula gliadina, que pode atravessar a barreira protetora do intestino e entrar na corrente sanguínea. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória e a ativação do sistema imunológico. As células de defesa, então, direcionam seus ataques à tireoide, resultando no desenvolvimento do hipotireoidismo.

O que estou destacando aqui é a existência de um mecanismo de ativação do sistema imunológico que pode levar a problemas na tireoide, decorrentes da ingestão de alimentos contendo glúten. Consequentemente, indivíduos intolerantes possuem uma probabilidade significativamente maior de enfrentar esses problemas.

Apenas por meio de uma avaliação individualizada é possível determinar se o seu problema de tireoide está ou não relacionado a esses fatores. Agende uma consulta para obter uma análise personalizada da sua situação.

Leave a Comment