Endocrinologia e Metabologia

Tireoidite pós-parto: compreendendo os desafios da saúde materna

A tireoidite pós-parto é um distúrbio que afeta entre 5% a 10% das puérperas, geralmente ocorrendo durante o primeiro ano após o parto. Embora suas causas ainda não tenham sido completamente elucidadas pela ciência, sabe-se que se trata de uma condição autoimune. Fatores de risco incluem hereditariedade, histórico prévio de distúrbios na tireoide e diabetes tipo I.

Na maioria dos casos, ocorre remissão da condição; no entanto, algumas mulheres podem desenvolver hipotireoidismo permanente.

Devido ao fato de que os sintomas costumam surgir alguns meses após o parto, é importante que as mulheres estejam atentas a sinais como perda de peso, palpitações, tremores e insônia – indicativos de excesso de hormônio tireoidiano; prisão de ventre, pele seca, inchaço, alterações de humor e fadiga – indicativo de falta de hormônio tireoidiano. 

Poucas mães conseguem identificar que esses sinais e sintomas possam ser por conta de alguma disfunção tireoidiana, pois nesse período é comum a mulher estar com sua atenção 100% voltada ao bebê, sentindo-se mais cansada e, algumas vezes, ansiosa ou ligeiramente deprimida.

Se você apresentar alguns desses sintomas de forma persistente, não deixe de buscar auxílio médico para investigar as causas e receber orientações sobre os tratamentos necessários e específicos para cada situação.

Leave a Comment