Endocrinologia e Metabologia

Estudo em roedores pode revelar a sua dificuldade em manter o peso

“Dra., eu emagreci, mas estou ganhando peso tudo de novo!” é uma das frases mais comuns que escuto de pacientes que me procuram. Você também está passando pelo famoso “efeito sanfona”?

O que poucas pessoas sabem é que recuperar o peso após a perda é um processo fisiológico natural, então, não se culpe por isso! O hipotálamo (região do cérebro que controla diversas funções do corpo, como o apetite) trabalha para que o peso perdido seja “recuperado” – aumentando a fome e reduzindo o gasto energético.

Inclusive, é por isso que dizemos que obesidade é uma doença crônica!

Como prova disso, um estudo recente em camundongos demonstrou que há grandes alterações na relação nos estímulos sinápticos entre neurônios após perdermos peso – como uma estratégia de “sobrevivência” para garantir o consumo energético e o aumento da fome!

Ainda não foi comprovado se o mesmo se aplica em humanos, mas essa pesquisa mostra mais uma vez como a recuperação de peso, após o emagrecimento, é um processo muito mais fisiológico do que psicológico!

De qualquer maneira, para garantir resultados a longo prazo, é preciso persistência e orientações personalizadas assistidas pelo seu endocrinologista de confiança. E nesse caminho, você pode contar comigo.

Ref: Grzelka. A synaptic amplifier of hunger for regaining body weight in the hypothalamus. Cell Metab 2023