Quando falamos sobre a tireoidite de Hashimoto, costumamos associá-la mais frequentemente às mulheres, uma vez que essa condição afeta predominantemente esse grupo. No entanto, neste conteúdo, quero chamar a atenção para os riscos que a tireoidite de Hashimoto pode representar para a saúde masculina!
Provocada principalmente por alterações genéticas, essa doença, se não tratada e acompanhada adequadamente, pode desencadear uma inflamação crônica da glândula tireoide, resultando em uma série de sintomas incômodos.
Um aspecto pouco conhecido é que a produção de espermatozoides também é influenciada pelos hormônios tireoidianos. Assim, a tireoidite de Hashimoto pode desregular as concentrações de testosterona, afetando a qualidade dos gametas masculinos, diminuindo a libido e reduzindo a fertilidade.
As condições relacionadas à tireoide e aos hormônios tireoidianos impactam a saúde dos testículos e a fertilidade masculina de maneira multifatorial.
O mais importante é manter-se atento! Pacientes com problemas de infertilidade devem incluir a avaliação da saúde da tireoide em seus exames laboratoriais e investigações médicas. O problema pode estar em um detalhe que ainda não foi percebido!