Endocrinologia e Metabologia

Queda capilar também é assunto do endocrinologista

Você tem notado muitos fios na escova ou perdidos pelo chão da casa? Ou cabelo com aspecto poroso e sem brilho? Saiba que alterações hormonais e metabólicas podem ser os responsáveis pelo problema!

A queda de cabelo pode ser advinda de disfunções como: deficiência de nutrientes secundária a dietas restritivas ou pós cirurgia bariátrica, uso de medicamentos como antibióticos e anticoncepcionais, alteração na produção de hormônios tireoidianos e sexuais, estresse, pós parto, entre outros.

Um exemplo de alteração dos hormônios sexuais que afeta os fios é a Síndrome do Ovário Policístico, doença muito comum nas mulheres, em que há o aumento de um hormônio tipicamente masculino, a testosterona, a qual está relacionada diretamente com a calvície (alopecia androgenética). 

Outra causa que não poderia deixar de citar é o estresse! Perder os cabelos, literalmente, é uma das consequências causadas pelo aumento no nível de cortisol (hormônio liberado em situações de conflito), uma vez que ele pode reduzir indiretamente a irrigação do couro cabeludo.

Em lugar de investir apenas em produtos capilares, é importante realizar exames para diagnosticar a causa com precisão e o tratamento adequado para o seu caso. Lembre-se que disfunções hormonais não afetam apenas as suas madeixas, mas a sua saúde como um todo. Cuide-se bem