Endocrinologia e Metabologia

Uso de hormônios sem orientação médica? Nem pensar!

Você com certeza já ouviu ou leu em algum lugar que o uso de hormônios “não é brincadeira” e deve ser feito a partir da prescrição médica, certo?

Acredito que uma maneira mais efetiva de abordar esse alerta, é efetivamente explicar para você quais são os riscos que esse uso traz. Vamos entender?

O uso de hormônios anabolizantes, como a testosterona, objetivando níveis altos no sangue, aumentam o risco de doenças cardíacas, além de afetar os níveis de colesterol, sobrecarregar o fígado e contribuir para mudanças bruscas de humor, inclusive com a presença de irritabilidade e agressividade. Em mulheres, o excesso destes hormônios desencadeiam ainda problemas de acne, queda de cabelo e crescimento de clitóris.

Já com relação ao GH, alguns estudos indicam relações entre o uso deste hormônio e aumento do risco de câncer! O crescimento desproporcional de mãos, cartilagens do nariz ou orelha, e até mesmo de órgãos como coração e tireoide, são outros efeitos colaterais.

Um amigo ou colega de academia indicou algum tipo de “reposição hormonal”? Corra! Aliás, aqui está um bom conselho: corra até o consultório do seu endocrinologista de confiança e tire todas as suas dúvidas a respeito do tema diretamente com ele, combinado?

A reposição hormonal pode ser utilizada, mas essa indicação será feita após uma avaliação de suas reais necessidades e carências, tendo em vista características metabólicas e objetivos, sempre priorizando sua saúde.