Endocrinologia e Metabologia

Vitamina D e Diabetes gestacional

Estava lendo algumas revisões na literatura e encontrei um estudo bacana sobre os níveis de vitamina D e a diabetes mellitus gestacional. Gostaria de compartilhá-lo com você, futura mamãe!

Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, realizado na China – entre os anos de 2019 e 2020 -, o qual contou com a participação de 247 gestantes.

Após as entrevistas e o devido acompanhamento de dados laboratoriais (mais especificamente vitamina D e teste de tolerância à glicose para diagnóstico de Diabetes Gestacional -DMG), ao longo da gestação, foram encontrados alguns resultados bem interessantes (lembrando que estes seguem modelos estatísticos para comprovação da relevância dos dados):

✔ “A proporção de gestantes com deficiência de vitamina D foi de 55,47% e dessas 19,43% foram diagnosticadas com DMG.”

✔ “A incidência de DMG foi maior no grupo com deficiência de vitamina D e os níveis de vitamina D foram menores no grupo com DMG.”

✔ “O nível de vitamina D dosado no segundo trimestre foi significativamente mais associado a DMG.”

✔ “O risco de DMG no grupo com suficiência de vitamina D foi cerca de 50% menor do que no grupo com deficiência.”

Com isso, os autores do estudo concluíram que concentrações adequadas de vitamina D parecem reduzir o risco de diabetes mellitus gestacional (DMG). 

Lembrando que este é um estudo observacional e a relação de causa e efeitos podem não ter tão diretas. E isso também não significa que quanto mais vitamina D, melhor! Devemos mantê-la sempre em níveis adequados e seguros. 

De toda forma, o que fica é devemos sempre estar com os nossos exames em dia, principalmente na gestação para segurança da mãe e do bebê. Fico à disposição!

DOI: 10.1111/jog.15394